Tireóide

BEM VINDOS AO MEU BLOG

Estejam a vontade p deixar seus comentários suas experiências,vou gostar muito de poder ajudá-los,e tbm poder aprender mais com a experiência d cada um.
Pq convenhamos somos sofredores,dessa terrivel doença q é o hipo ou hipertireoidismo,quem sabe um dia descubram a cura,pq sofremos calados,qtas pessoas ja nos chamaram de gordinhos e gordinhas,ou então fomos ao médico e ouvimos dizer q estamos nos alimentamos mal ou naum sabemos comer,temos q fazer uma reeducação alimentar,é dificil neh?controlar o peso,mais naum podemos desistir nunca!!!
Temos q continuar sendo firme e forte e sempre acreditar em um dia na cura.







quinta-feira, 11 de março de 2010

Efeitos do Hipotireoidismo

A carência dos hormônios da Tireóide afeta as pessoas de diferentes maneiras. Pode causar diversos problemas, sendo a pele um ótimo ponto de observação, principalmente para as mulheres, sendo que uma das doenças mais precoces que causam alterações na pele é o hipotireoidismo.

A pele de quem tem hipotireoidismo é opaca, sem vida, mais seca, descama com maior facilidade, fica mais grossa, como se estivesse inchada e por mais hidratante que a pessoa passe, a pele nunca fica 100% boa se não for feito o tratamento adequado.


Ações nos diversos órgãos do corpo

Cérebro: Dificuldade de concentração, Depressão

Coração: Diminuição do ritmo cardíaco, Insuficiência cardíaca

Pele e cabelo: Queda de cabelos, Ressecamento da pele

Músculos: Fraqueza, Dor, Fadiga

Aparelho Digestivo: Prisão de ventre

Fígado: Colesterol alto

Rins: Retenção de líquidos, Rosto e Tornozelos inchados

Órgãos Reprodutivos: Alterações menstruais, Infertilidade (mulheres e homens)

Outros Sintomas: Apatia (desânimo), Ganho de Peso, Anemia, Dores Articulares



Diagnóstico do Hipotireoidismo

No passado, o Hipotireoidismo era, em geral, diagnosticado quando já estava em estágio avançado. Hoje, a sensibilidade dos novos teste laboratoriais possibilitam o diagnóstico em fase muito precoce. Um destes exames, o TSH (Hormônio Estimulador da Tireóide), mede a quantidade deste hormônio que está circulando no sangue e informa como está funcionando a Tireóide.


Tratamento do Hipotireoidismo

O tratamento correto garante boa saúde

É indispensável tratar o Hipotireoidismo, pois a falta de tratamento pode ocasionar sérios danos para a saúde. Os riscos da falta de tratamento do Hipotireoidismo diferem de pessoa para pessoa. Nos recém-nascidos (Hipotireoidismo Congênito), o tratamento é crucial para prevenir o retardo mental, atraso no crescimento, deformações físicas e outras anormalidades importantes. Esta é a razão pela qual todos os recém-nascidos devem ser submetidos ao "Teste do Pezinho".

Crianças e adolescentes com Hipotireoidismo podem ter seu desenvolvimento mental e físico seriamente comprometidos, se não forem prontamente tratados.

Nos adultos, as conseqüências do não tratamento do Hipotireoidismo podem provocar considerável desconforto ou incapacidade. Se o Hipotireoidismo for acentuado, o não tratamento pode resultar em doença mental e cardíaca ou, se for de maior gravidade, levar danos ainda mais sérios.

Como a maioria dos casos de Hipotireoidismo resulta de danos irreversíveis da glândula Tireóide, não existe tratamento que proporcione a cura definitiva.

A Reposição Hormonal é o tratamento de escolha do Hipotireoidismo e visa repor o hormônio que a Tireóide doente não consegue produzir. O hormônio sintético da Tireóide usado no tratamento é chamado de Levotiroxina Sódica.

Duração do Tratamento

A Levotiroxina Sódica funciona no organismo exatamente como o hormônio natural da Tireóide. É indispensável tomar os comprimidos de Levotiroxina diariamente, para que o objetivo seja alcançado. Como para a maioria dos pacientes, o Hipotireoidismo é crônico, portanto o tratamento deverá ser instituído por toda a vida.

A quantidade necessária de Levotiroxina varia de pessoa para pessoa. É importante seguir as instruções do Médico, tomando a dose recomendada de Levotiroxina, diariamente, pois ele solicita exames laboratoriais muito sensíveis para determinar a sua melhor dosagem.

Os sintomas do Hipotireoidismo não desaparecem imediatamente após começar o tratamento com a Levotiroxina. Mantendo-se o tratamento, tomando os comprimidos de Levotiroxina diariamente, notará uma lenta e progressiva melhora na aparência e bem-estar. Mesmo que se tenha um Hipotireoidismo acentuado, alguns meses após o tratamento passará sentir alívio de todos os sintomas, lembrando que essa melhora não significa que se pode parar de tomar a Levotiroxina, pois ainda que os sintomas tenham diminuído, é importante continuar o tratamento, pois a Levotiroxina estará substituído o hormônio que a sua Tireóide não fabrica mais em quantidades suficiente. Se pára de tomar a Levotiroxina, o organismo terá a função do hormônio sintético diminuída nos períodos subseqüentes e com isso, nas semanas seguintes, os velhos sintomas voltarão gradualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário